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ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO EM SALITRE - CEARÁ

Renata Costa Alencar

Emmanuela Suzy Medeiros de Morais

Serviço Social - EAD

2023

Assistente social. Educação. Escola.

A escola é um espaço de interação social e solo fértil para a introdução da questão social; ela deve ser um ambiente de interação entre família, escola e sociedade, da consolidação de direitos e deveres e da solidificação de uma política educacional inclusiva e libertadora. Portanto, o objetivo geral do presente trabalho é analisar a importância do assistente social nas escolas; já os objetivos específicos se detêm em mostrar a atuação dos assistentes sociais no âmbito educacional, bem como averiguar junto a equipe pedagógica  sobre a existência dos assistentes sociais nas escolas de Salitre – CE. Para tanto, os procedimentos metodológicos partiram de pesquisas bibliográficas feitas em periódicos, artigos, monografias e livros. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, qualiquantitativa, onde os procedimentos para coleta de dados utilizado foi por meio da aplicação de questionário no Google Formulário a 56 profissionais, dentre eles gestores e professores das escolas da rede municipal delimitada na sede de Salitre, com vistas em coletar dados e características sobre atuação de assistentes sociais no âmbito educacional, bem como opiniões da equipe pedagógica. Os resultados coletados na referida pesquisa apontam para a questão da necessidade das intervenções e atuações do assistente social no ambiente escolar, tendo em vista justamente os apontamentos de profissionais participantes, envolvendo o índice considerável de conhecimentos sobre a importância desse processo e as diversas contribuições quanto o amenizar possíveis dificuldades em problemas que associam a escola em questão a família e a comunidade.