ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO EM SALITRE - CEARÁ
Renata Costa Alencar
Emmanuela Suzy Medeiros de Morais
Serviço Social - EAD
2023
Assistente social. Educação. Escola.
A escola é um espaço de interação
social e solo fértil para a introdução da questão social; ela deve ser um
ambiente de interação entre família, escola e sociedade, da consolidação de direitos e deveres e da
solidificação de uma política educacional inclusiva e libertadora. Portanto,
o objetivo geral do
presente trabalho é analisar a importância do assistente
social nas escolas; já os objetivos específicos se detêm em mostrar a atuação
dos assistentes sociais no âmbito educacional, bem como averiguar
junto a equipe pedagógica sobre
a existência dos assistentes sociais
nas escolas de Salitre – CE. Para tanto, os procedimentos metodológicos partiram de pesquisas
bibliográficas feitas em periódicos,
artigos, monografias e livros. A pesquisa foi
do tipo estudo de caso, qualiquantitativa, onde os procedimentos para coleta de dados
utilizado foi por meio da aplicação
de questionário no Google Formulário a 56 profissionais, dentre eles gestores e professores das escolas da rede
municipal delimitada na sede de Salitre, com
vistas em coletar dados e características sobre atuação de assistentes sociais no âmbito educacional, bem como opiniões
da equipe pedagógica. Os resultados coletados na referida pesquisa
apontam para a questão da necessidade das intervenções
e atuações do assistente social no ambiente escolar, tendo em vista justamente os apontamentos de profissionais participantes, envolvendo o índice considerável de conhecimentos sobre a
importância desse processo e as diversas contribuições
quanto o amenizar possíveis dificuldades em problemas que associam a escola em questão a família e a comunidade.