Em projetos de pavimentação é necessário verificar os materiais disponíveis em uma região em
razão da heterogeneidade dos solos necessitando realizar estudos prévios de viabilidade do
subleito na qual será firmado o pavimento. Em situações na qual o solo disponível não apresenta
características físicas e/ou mecânicas para fins rodoviários recorre-se ao tratamento artificial na
qual possibilita a melhoraria no comportamento do solo a luz das exigências da engenharia,
procedimento denominado de estabilização. A pesquisa bibliográfica realizada neste trabalho
evidenciou dados das características geotécnicas de amostras de solos dos municípios da Região
Metropolitana do Cariri (RMC) que revelou o comportamento inábil para uso na pavimentação
conforme as exigências do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) fundamentando
ao objetivo deste estudo com finalidade de verificar métodos de estabilização através do uso
de cinzas naturais para melhoria destes solos. A metodologia empregada trabalhou com análises
comparativas entre artigos científicos com temática similar destacando os materiais, ensaios
normatizados e através da paridade de resultados demonstrou o grande potencial estabilizador
das cinzas da casca do arroz (CCA) e das cinzas do bagaço da cana de açúcar (CBCA) na
melhoria dos parâmetros insuficientes encontrados em solos diferentes. Averiguou-se em
conclusão que as cinzas naturais são capazes de corrigir os solos da RMC viabilizando o uso
desses solos em camadas de sub-base conforme as premissas do DNIT.