A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ferramenta imprescindível para
fundamentar os serviços do enfermeiro, tornando essa profissão uma ciência, uma arte e uma
prática social. Callista Roy, enfermeira pediatra, fundamenta o processo de enfermagem na
manifestação do comportamento humano, avaliando as modulações realizadas mediante as
situações de mudanças de rotina. Com isso, é válido ressaltar a importância das tecnologias no
processo de aprendizagem da criança neurodivergente, sendo possível correlacionar a teoria
adaptativa na perspectiva de Roy, construindo ambientes que desenvolvam o conforto e a
ampliação do conhecimento. A partir do presente estudo, objetiva-se oportunizar a prática das
consultas de enfermagem, para crianças neurodivergentes, mediante a implementação de um
ambiente virtual imersivo, para desenvolvimento de aprendizagem. Trata-se de um estudo
metodológico, de abordagem quantitativa e desenvolvimento de ambiente em um metaverso,
que seguirá três etapas. Primariamente, será desenvolvida uma Revisão Integrativa com
utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) “Criança”, “Tecnologia” e
“Transtornos do Neurodesenvolvimento”, assim como os MESH terms (Medical Subject
Headings) “Child”, “Technology” e “Neurodevelopmental Disorders”. Para auxiliar na busca
nas bases de dados, será usado o Operador Booleano AND. A segunda fase constituirá a
ambientação em plataforma de metaverso, que será realizada a partir das seguintes etapas:
design, implementação do ambiente em um sistema de metaverso, bem como a fase de teste.
Ademais, em terceiro momento, o processo de validação ocorrerá mediante a construção de um
formulário, seguindo o método Delphi e com escala tipo Likert. Ao final, serão calculados o
Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e o Índice de Validação de Conteúdo Global (S-IVC),
para avaliar se o produto está adepto a sua implementação. Logo, com a criação desse
consultório, por intermédio dos meios tecnológicos, o enfermeiro poderá enriquecer sua
assistência, aplicando um novo método de serviço, com o intuito de desenvolver as práticas no
cuidar pediátrico