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ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES PERIESTOMAIS: Revisão integrativa

Larissa Rayane Alencar do Espirito Santo Araujo

yterfania soares feitosa

Enfermagem

2024

Estomia. Tecnologia Educacional. Enfermagem. Prevenção.

A confecção de uma estomia de eliminação consiste em um procedimento cirúrgico onde ocorre a exteriorização de uma porção de um órgão do oco com o meio externo quando sua função normal está comprometida. Com o advento da estomia, várias são as complicações atreladas a estomia e a pele periestoma. Desta maneira, é notório na prática clínica que a enfermagem desempenha um papel crucial na assistência às pessoas com estomas intestinais. Várias são as ferramentas que subsidiam o enfermeiro na educação em saúde, dentre as quais é possível citar tecnologia assistencial, gerencial e educacional na área da enfermagem, destacando a importância do uso crítico e reflexivo dessas tecnologias para a melhoria da prática profissional. Diante do exposto, tem-se como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para a prevenção de complicações em pele periestomal em indivíduos com estomias de eliminação. Será elaborada uma revisão integrativa da literatura de abordagem qualitativa, realizada seguindo seis fases conforme Cristina M. Galvão (2004): Definição da pergunta norteadora, busca dos estudos, seleção dos estudos, avaliação crítica dos estudos, coleta e síntese de dados. Será utilizado a pergunta norteadora: “Quais estratégias são utilizadas no ensino-aprendizagem para a prevenção de complicações em pele periestomal em indivíduos com estomias de eliminação?”. Para a busca dos estudos, foi usado as bases de dados LILACS, BDENF, e MEDLINE - disponíveis na BVS. Foram selecionados os artigos disponíveis na íntegra, com recorte temporal de 2019 a 2024, nos idiomas português, inglês e espanhol. Para organizar e estruturar os trabalhos, foi usado uma adaptação do instrumento criado por Ursi (2005). Desse modo, para definir uma análise mais detalhada do material coletado, realizou-se uma leitura minuciosa e analítica, focando nos seguintes aspectos: Identificação do estudo (Título, autores, ano de publicação, nível de evidência e força de recomendação), principais resultados e a tecnologia/abordagem. Para a avaliação do nível de evidência e da força de recomendação das estratégias de ensinoaprendizagem identificadas, foi utilizada a metodologia GRADE. As intervenções educativas e o uso de tecnologias digitais, como materiais multimídia, telessaúde e programas interativos, têm demonstrado eficácia na prevenção de complicações em pele periestomal em indivíduos com estomias de eliminação. Sessões educativas otimizadas, como duas sessões para autocuidado, são eficazes, enquanto o uso de materiais impressos e digitais complementa o cuidado. A educação contínua após a alta hospitalar contribui para melhorias na qualidade de vida, especialmente nas dimensões mental, social e física, mas há desafios relacionados ao acesso a essas intervenções. O uso de plataformas digitais como WeChat e Zoom mostrou resultados positivos, especialmente em pacientes com dificuldades de acesso a cuidados presenciais. No entanto, limitações como barreiras tecnológicas e culturais devem ser superadas. A diversidade de abordagens educacionais deve ser vista como complementos ao cuidado humano, com a necessidade de mais estudos de alta qualidade para aprimorar práticas e políticas públicas na área da saúde.