O urbanismo comercial no Brasil reflete uma intrincada interação entre o espaço urbano e
práticas comerciais que moldam e são moldadas pelas características únicas do país. O cenário
comercial nas cidades brasileiras é marcado por uma diversidade de formatos e escalas, desde
tradicionais feiras de rua até modernos centros comerciais. Assim sendo, este artigo tem como
propósito estudar os processos de requalificação em zonas comerciais no país e como esses s
capazes de fomentar espaços de vitalidade econômica, articulação social e de identidade regional
e cultural, evitando problemas hodiernos como o esvaziamento de áreas comerciais tradicionais.
Para isso, utiliza-se de método qualitativo e estudos de caso como fonte de legitimidade para que
tais estratégias ocorram. Este novo paradigma é amplamente reconhecido como o movimento
mais significativo no campo do planejamento urbano neste século. O objetivo, por meio de u
análise crítica de suas propostas, é destacar as possibilidades viáveis de implementação no Brasil.
Embora seja um movimento internacional que propõe abordagens revolucionárias para o
planejamento urbano, enfrentamos desafios em adaptá-lo à rápida e desordenada expans
urbana de algumas cidades brasileiras.