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O PAPEL DA REQUALIFICAÇÃO NA REESTRUTURAÇÃO URBANO COMERCIAL BRASILEIRA

Anna Carolyne Alves Galvão Gomes

Igor Miranda Pinto

Arquitetura e Urbanismo

2024

Zonas Comerciais. Requalificação Urbana. Reestruturação Comercial.

O urbanismo comercial no Brasil reflete uma intrincada interação entre o espaço urbano e práticas comerciais que moldam e são moldadas pelas características únicas do país. O cenário comercial nas cidades brasileiras é marcado por uma diversidade de formatos e escalas, desde tradicionais feiras de rua até modernos centros comerciais. Assim sendo, este artigo tem como propósito estudar os processos de requalificação em zonas comerciais no país e como esses s capazes de fomentar espaços de vitalidade econômica, articulação social e de identidade regional e cultural, evitando problemas hodiernos como o esvaziamento de áreas comerciais tradicionais. Para isso, utiliza-se de método qualitativo e estudos de caso como fonte de legitimidade para que tais estratégias ocorram. Este novo paradigma é amplamente reconhecido como o movimento mais significativo no campo do planejamento urbano neste século. O objetivo, por meio de u análise crítica de suas propostas, é destacar as possibilidades viáveis de implementação no Brasil. Embora seja um movimento internacional que propõe abordagens revolucionárias para o planejamento urbano, enfrentamos desafios em adaptá-lo à rápida e desordenada expans urbana de algumas cidades brasileiras.