REPENSAR O COMÉRCIO URBANO: OPEN MALLS PARA AS CIDADES DO SÉCULO XXI
Monalisa Lima Macêdo Costa
Giovanna Garcêz Freire
Arquitetura e Urbanismo
2024
Comércio urbano. Open Mall. Áreas Urbanas.
Este trabalho tem como principal objetivo investigar se os open malls podem ser considerados uma solução eficaz na promoção do setor de comércio urbano. Para fornecer uma avaliação abrangente dos prós e contras desses empreendimentos, foram considerados aspectos econômicos, sociais, culturais e urbanos. A pesquisa também se baseou em uma análise da literatura pertinente ao comércio urbano, abordando a evolução dos centros comerciais e o comportamento dos consumidores no mercado contemporâneo. Mais especificamente, o estudo oferece uma breve pesquisa do potencial dos open malls para impulsionar o crescimento econômico em nível local. Através do incentivo ao empreendedorismo, da criação de emprego e da actuação como factores de atracção do investimento, estas instalações comerciais ao ar livre podem ter um impacto notável no desenvolvimento da cidade. Além disso, também analisa como estas inovações podem ser utilizadas na regeneração de áreas urbanas anteriormente desoladas e transformá-las em espaços movimentados com vida social vibrante e instalações recreativas onde as pessoas podem encontrar muita diversão, muita conversa e uma sensação de fazer parte de uma comunidade. a comunidade maior. Ademais, o estudo visa reconhecer barreiras e preocupações como a viabilidade econômica dos shoppings a céu aberto, a influência no comércio ambulante tradicional e no pequeno comércio local, bem como questões relacionadas à acessibilidade aos transportes e à mobilidade urbana. A análise contribui assim para a administração pública, os urbanistas, entre outros atores do planejamento urbano, mostrando que é necessário repensar a função comercial das cidades como parte de uma estratégia mais ampla para garantir o desenvolvimento sustentável no século XXI.