Encontro de Iniciação Científica 2008.2

Regras para Submissão de Resumos

O resumo deverá:

• Ser escrito em língua portuguesa, obedecendo as regras ortográficas e gramaticais vigentes;
  • Apresentar resultados de pesquisas ou atividades de extensão, concluídas ou em andamento, com as seguintes partes: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
  • Ser editado no programa Microsoft Word, versão 6 ou posterior, em fonte arial, tamanho 11;
  • Conter apenas texto compreendendo entre 1000 (mínimo) e 3000 palavras (máximo) e
  • Estar configurado para papel A4 com todas as margens de 3 cm.

Orientações gerais para a elaboração do resumo

1. Introdução: apresenta e contextualiza a temática escolhida para o estudo, além de indicar a sua importância.
  2. Objetivos: informa o que se pretende/pretendeu realizar na investigação - adaptando-os para o tipo de trabalho inscrito. Assim, no caso de trabalhos de pesquisa, indica o que se pretendia descobrir e para os trabalhos de extensão o que se pretendia implementar.
  3. Metodologia: descreve como o trabalho foi (ou está sendo) realizado.
    • Em caso de pesquisa atente para:
      • O tipo de pesquisa (teórica, de campo, etc.);
      • A abordagem (qualitativa, quantitativa ou uma junção das duas);
      • Os procedimentos adotados (estudo bibliográfico, estudo documental, questionário, entrevista, observação, entre outros);
      • Se for de campo indique o local e a amostra (quantidade de pessoas).
    • Para os trabalhos de extensão:
      • Informe a natureza da ação (relatos de experiência, resultados de ações de extensão, prestação de serviços, programas e eventos);
      • Descreva como foi ou está sendo realizado.
  4. Resultados e Conclusões: apresenta uma síntese dos resultados que já possui - teóricos e/ou práticos - e as conclusões pertinentes.

Normas para Exposições de Trabalho

Trabalhos Orais:

• O objetivo dessa atividade é o de permitir que diferentes pesquisadores possam inteirar-se das produções científicas apresentadas no evento. Assim sendo, as apresentações orais serão agrupadas por temática e terão, pelo menos, um coordenador por sala.
  • O autor deverá expor por 10 minutos o seu trabalho, sendo reservado o tempo de 10 minutos adicionais para os debates que realizar-se-ão ao final da sessão. O trabalho deverá ser apresentado por um dos autores e não pelo orientador. Serão disponibilizados equipamentos de multimídia para apresentação dos trabalhos.

Exposições de Pôsteres:

• Os participantes que inscreveram e tiveram aceitos os seus trabalhos na categoria de pôster, irão expô-los em ambiente propício para a visitação e troca de informações e contatos entre os participantes do Evento. Os pôsteres deverão ter 0,90 cm de largura por 1,10 cm de altura. Devem contemplar os seguintes itens: título, nome dos autores/orientadores, instituições dos autores/orientadores, dados da pesquisa (introdução, objetivos, metodologia e principais resultados, conclusões e bibliografia principal), instituição financiadora e/ou agência que concedeu a bolsa. A critério do pesquisador podem ser incluídos gráficos, fotos, tabelas, etc. O tipo e tamanho da letra escolhida devem possibilitar a visualização e leitura do texto a uma distância aproximada de 1 metro. Durante o tempo estipulado pela Comissão, pelo menos um dos autores deverá ficar à disposição dos participantes do Evento, bem como da banca avaliadora para expor o seu trabalho.