Encontro de Iniciação Científica 2019.2


Prazo para Envio de Trabalhos


07/08/2019 a 26/08/2019


Programação de Apresentação de Trabalhos


04/09/2019 (quarta-feira)

  • 09h às 11h
    • Apresentação dos Pôsteres
    • Local: Área de Convivência da FAP
  • 14h00min às 17h30min
    • Apresentações Orais
    • Local: Salas de Aula da FAP


Regras para Submissão de Resumos


O resumo deverá:

  • Ser escrito em língua portuguesa, obedecendo as regras ortográficas e gramaticais vigentes;
  • Apresentar resultados de pesquisas ou atividades de extensão, concluídas ou em andamento, com as seguintes partes: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
  • Conter apenas texto compreendendo entre 400 (mínimo) e 600 palavras (máximo) e
  • Apresentar três palavras-chave.

Orientações gerais para a elaboração do resumo

  1. Introdução: apresenta e contextualiza a temática escolhida para o estudo, além de indicar a sua importância.
  2. Objetivos: informa o que se pretende/pretendeu realizar na investigação - adaptando-os para o tipo de trabalho inscrito. Assim, no caso de trabalhos de pesquisa, indica o que se pretendia descobrir e para os trabalhos de extensão o que se pretendia implementar.
  3. Metodologia: descreve como o trabalho foi (ou está sendo) realizado.
    • Em caso de pesquisa atente para:
      • O tipo de pesquisa (teórica, de campo, etc.);
      • A abordagem (qualitativa, quantitativa ou uma junção das duas);
      • Os procedimentos adotados (estudo bibliográfico, estudo documental, questionário, entrevista, observação, entre outros);
      • Se for de campo indique o local e a amostra (quantidade de pessoas).
    • Para os trabalhos de extensão:
      • Informe a natureza da ação (relatos de experiência, resultados de ações de extensão, prestação de serviços, programas e eventos);
      • Descreva como foi ou está sendo realizado.
  4. Resultados e Conclusões: apresenta uma síntese dos resultados que já possui - teóricos e/ou práticos - e as conclusões pertinentes.


Normas para Exposições de Trabalho


Trabalhos Orais:

  • As apresentações orais serão realizadas em grupos temáticos coordenados por professores;
  • O trabalho deverá ser apresentado por um dos autores (é proibida a apresentação pelo orientador) durante 10 minutos, sendo reservado o tempo de 10 minutos adicionais para os debates que se realizarão ao final da sessão;
  • Serão disponibilizados equipamentos de multimídia para apresentação dos trabalhos;
  • Os apresentadores deverão permanecer na sala durante todo o período de apresentação da sessão, uma vez que a ordem de apresentação pode ser alterada, bem como a mesma pode ser encerrada antes do horário previsto para seu término.

Exposições de Pôsteres:

  • Os pôsteres deverão ter 0,90 m de largura por 1,10 m de altura;
  • Devem contemplar os seguintes itens: título do Evento, título do trabalho, nome dos autores/orientador, instituições dos autores/orientador, dados da pesquisa (introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões e bibliografia principal), instituição financiadora e/ou agência que concedeu a bolsa, caso exista;
  • A critério do pesquisador podem ser incluídos gráficos, fotos, tabelas, entre outros;
  • O tipo e tamanho da letra escolhida devem possibilitar a visualização e leitura do texto a uma distância aproximada de 1 metro;
  • Os autores deverão afixar o pôster no expositor, no mínimo 20 minutos antes do início da sessão e
  • Durante todo o tempo estipulado pela Comissão (das 9 às 11h), pelo menos um dos autores deverá ficar à disposição dos participantes do Evento, bem como da banca avaliadora para expor o seu trabalho. O atraso ou saída antecipada do autor do local de exposição implicará na desclassificação do trabalho.

IMPORTANTE

  • Para os trabalhos de graduação é obrigatória a inscrição de, no mínimo, um orientador e um autor e, no máximo, um orientador, um autor e dois co-autores;
  • O autor principal do trabalho deverá estar com sua inscrição válida, o que dará direito a 01 (um) kit com o material do Evento. Os co-autores e orientador, caso desejem participar do Evento e receber o material, também deverão validar suas inscrições. Lembrando que a entrega do material está vinculada às 300 primeiras inscrições validadas;
  • Para a inscrição de trabalhos, além dos procedimentos acima, é necessário enviar o resumo do trabalho, seguindo os prazos e as normas técnicas estabelecidas (ver Regras para submissão de resumos);
  • Os trabalhos recebidos, e com inscrições validadas, passarão por avaliação;
  • Tão logo a avaliação seja concluída, o autor do trabalho receberá mensagem no e-mail que cadastrou informando se o seu trabalho foi aceito ou recusado;
    A partir do dia 30/08/2019 será divulgada, neste site, a lista com os trabalhos aceitos para publicação/apresentação com a data e o local da apresentação;
  • Em caso de empate na avaliação da apresentação, o critério de desempate será a nota de submissão do trabalho.


Premiação


Para os Trabalhos de Pesquisa:

  • 1º lugar – 01 Netbook
  • 2º lugar – 01 Impressora
  • 3º lugar – Livros

Para os Trabalhos de Extensão:

  • 1º lugar – 01 Netbook
  • 2º lugar – 01 Impressora
  • 3º lugar – Livros

Para o Melhor Trabalho da FAP

  • Autor – 1 ano de bolsa de Pesquisa – FAP
  • Orientador – Tablet

IMPORTANTE

  • Apenas trabalhos de autoria de alunos de graduação poderão concorrer à premiação;
  • Será conferido apenas um prêmio por trabalho e caberá ao orientador decidir quem ficará com o mesmo, em caso de produção com mais de um autor;
  • O prêmio só será conferido ao autor que estiver presente no encerramento do Evento. O autor poderá ser representado por meio de procuração. Autor ou procurador deverão apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, CTPS);
  • Se o autor do trabalho não estiver presente nem enviar representante, a premiação será transferida para o trabalho de melhor nota subsequente na lista de premiação;
  • A bolsa de Pesquisa – FAP possui regulamentação própria.