Seminários 2021.1

Abertura Oficial do Seminário

05/05/2021 - 14:00 às 14:05

Sem Biometria

Violência obstétrica: da saúde aos direitos da mulher

05/05/2021 - 14:05 às 15:00

Ministrantes

Coordenadora técnica do programa "Nascer no Ceará", do Governo do Estado. Assessora técnica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Consultora, na área materno-infantil, da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Fundadora da Equipe do Bem Viver (assistência pré-natal, parto e puerpério). Presidente, em exercício, do Comitê Estadual de Prevenção ao Óbito Materno, Fetal e Infantil do Estado do Ceará. Membro do Conselho Fiscal da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (GO). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, pela UFC (Maternidade Escola Assis Chateaubriand). Mestra pelo Departamento de saúde Materno-infantil da UFC. Ex-Presidente da Sociedade Cearense de Obstetrícia.

Membro do movimento social Nascer em Coimbra, Portugal. Professora Adjunta dos cursos de medicina e psicologia da universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Fundadora e membro da equipe Gentlebirth Brasil. Graduação em psicologia pela Universidade Federal da Bahia 1987. Mestrado em Pesquisa Aplicada à População pela Exeter University, Inglaterra. Doutorado em Psicologia- Estudos das Subjetividades pela Universidade Federal Fluminense. Pos-doc no MAMMI Study - Maternity and Martenal Morbidity In Ireland, Trinity College- 2016. Pos-doc em Saúde Mental Perinatal no Instituto de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra - 2020.

Um olhar jurídico sobre a violência obstétrica no Brasil

05/05/2021 - 15:00 às 15:30

Ministrantes

Graduanda em Direito pela UniFAP. Mestranda em Direito pela UFERSA. Aprovada no Mestrado em Antropologia da UFC com a temática da Violência Obstétrica. Servidora do TJ/CE. Integrante do Grupo de Estudos em Gênero, Geração e Direito.

Violência obstétrica na assistência ao parto normal

05/05/2021 - 15:30 às 16:00

Aluna do Curso de Enfermagem UniFAP

Encerramento da Primeira Parte do Seminário