Semana de Psicologia 2019.2


  • O envio dos trabalhos na modalidade comunicação oral deve ser feito nesta página no formato PDF;
  • O prazo de envio é de 12/09/2019 a 20/09/2019;
  • A divulgação dos trabalhos aprovados será dia 23/09/2019;

Regras para Submissão de Resumos

O resumo deverá:
  • Ser escrito em língua portuguesa, obedecendo as regras ortográficas e gramaticais vigentes;
  • Apresentar resultados de pesquisas ou atividades de extensão, concluídas ou em andamento, com as seguintes partes: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
  • Conter apenas texto compreendendo entre 400 (mínimo) e 600 palavras (máximo) e
  • Apresentar três palavras-chave.

Orientações gerais para a elaboração do resumo
  1. Introdução: apresenta e contextualiza a temática escolhida para o estudo, além de indicar a sua importância.
  2. Objetivos: informa o que se pretende/pretendeu realizar na investigação - adaptando-os para o tipo de trabalho inscrito. Assim, no caso de trabalhos de pesquisa, indica o que se pretendia descobrir e para os trabalhos de extensão o que se pretendia implementar.
  3. Metodologia: descreve como o trabalho foi (ou está sendo) realizado.
  • Em caso de pesquisa atente para:
  • O tipo de pesquisa (teórica, de campo, etc.);
  • A abordagem (qualitativa, quantitativa ou uma junção das duas);
  • Os procedimentos adotados (estudo bibliográfico, estudo documental, questionário, entrevista, observação, entre outros);
  • Se for de campo indique o local e a amostra (quantidade de pessoas).
  • Para os trabalhos de extensão:
  • Informe a natureza da ação (relatos de experiência, resultados de ações de extensão, prestação de serviços, programas e eventos);
  • Descreva como foi ou está sendo realizado.
4. Resultados e Conclusões: apresenta uma síntese dos resultados que já possui - teóricos e/ou práticos - e as conclusões pertinentes.

Normas para Exposições de Trabalho

Trabalhos Orais:
  • As apresentações orais serão realizadas em grupos temáticos coordenados por professores;
  • O trabalho deverá ser apresentado por um dos autores (é proibida a apresentação pelo orientador) durante 10 minutos, sendo reservado o tempo de 10 minutos adicionais para os debates que se realizarão ao final da sessão;
  • Serão disponibilizados equipamentos de multimídia para apresentação dos trabalhos;
  • Os apresentadores deverão permanecer na sala durante todo o período de apresentação da sessão, uma vez que a ordem de apresentação pode ser alterada, bem como a mesma pode ser encerrada antes do horário previsto para seu término.

OBS: Para os trabalhos de graduação é obrigatória a inscrição de, no mínimo, um orientador e um autor e, no máximo, um orientador, um autor e dois co-autores.